A Google lançou o seu habitual Year in Search, onde divulga os conteúdos mais pesquisados do motor de busca durante o ano. Descobre, abaixo, o top das dez séries mais pesquisadas, a nível global, em 2024.
1. Baby Reindeer (Netflix) – A minissérie é baseada em algo que ocorreu na realidade a Richard Gadd, o criador e protagonista desta história sobre a estranha e complexa relação entre um aspirante a comediante e uma mulher que o começa a perseguir. Depois de uma primeira interação bastante inocente, a coisa escala rapidamente e torna-se uma obsessão sufocante que ameaça destruir a vida de ambos.
2. Fallout (Prime Video) – Baseada no videojogo com o mesmo nome, a série existe dentro do mesmo universo, mas traz-nos uma narrativa original. A trama é passada em Los Angeles, 200 anos depois do apocalipse, numa altura em que os habitantes dos luxuosos refúgios antinucleares se veem obrigados a regressar ao mundo infernal cheio de radiação que os seus antepassados deixaram, mas ficam surpreendidos ao descobrir que os espera um universo incrivelmente complexo, alegremente estranho e muito violento.
3. House of the Dragon (Max) – A 2.ª temporada do spin-off de Game of Thrones continua a acompanhar a história dos Targaryen, focando-se agora na Guerra Civil conhecida como Dança dos Dragões e na luta pelo Trono de Ferro. De um lado encontra-se Rhaenyra; do outro, está o seu meio-irmão Aegon II, com o apoio da Casa Hightower.
4. Heeramandi (Netflix) – A série indiana leva-nos até à década de 1940, numa altura em que a independência do país face a Inglaterra não tarda. A trama centra-se em Mallikajaan, a matriarca de uma casa de cortesãs em Lahore que se vê ameaçada por uma nova rival. Heeramandi explora conflitos, tensões sociais e políticas num retrato histórico que pretende fugir às representações estereotipadas que o Ocidente faz da Índia.
5. Shōgun (FX/Disney+) – Baseada no romance homónimo de James Clavell, a série é ambientada no ano de 1600 e acompanha o confronto entre dois homens ambiciosos de mundos diferentes: John Blackthorne (Cosmo Jarvis), um audacioso marinheiro inglês que naufraga no Japão, onde a cultura desconhecida o transformará, e o Lorde Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada), um poderoso proprietário, astuto e poderoso, que também está em conflito com perigosos rivais políticos.
6. The Perfect Couple (Netflix) – Esta minissérie centra-se em Amelia Sacks (Eve Hewson), uma jovem que está prestes a casar-se com Benji Winbury (Billy Howle) membro de uma das famílias mais ricas de Nantucket. A futura sogra de Amelia planeou um casamento de sonho que promete ser o evento do ano, mas a descoberta de um cadáver muda tudo e praticamente todos se tornam suspeitos.
7. Queen of Tears (Netflix) – O drama romântico sul-coreano conta a história da relação entre uma herdeira e o seu marido de origem humildes. Casados há três anos, enfrentam momentos de tensão em casa e no trabalho, mas vão fazer os possíveis para reacender as chamas da relação.
8. Marry My Husband (Prime Video) – Também da Coreia do Sul chega-nos esta série sobre uma mulher com uma doença terminal que é morta pelo marido e pela melhor amiga depois de descobrir que a andavam a trair. No entanto, de alguma forma, ela acorda dez anos antes da chocante descoberta e vai procurar vingar-se, tendo também o objetivo de recuperar o controlo sobre a sua vida.
9. 3 Body Problem (Netflix) – Adaptada da trilogia de livros com o mesmo nome de Liu Cixin, a série de drama e ficção científica retrata um mundo que é testemunha do primeiro contacto da humanidade com uma civilização alienígena e em que a humanidade é confrontada com a maior ameaça da sua história. A decisão fatídica de uma jovem na China na década de 60 repercute-se pelo tempo e o espaço até afetar um grupo de brilhantes cientistas no presente.
10. Nobody Wants This (Netflix) – A série acompanha a relação improvável entre Joanne (Kristen Bell), uma mulher franca e agnóstica, e Noah (Adam Brody), um rabino pouco convencional. Desde o momento em que se conhecem, percebem que há um interesse mútuo. No entanto, a meter-se entre eles estão as suas diferentes perspetivas sobre a vida e outros obstáculos como as suas famílias, por vezes bem intencionadas, mas também sabotadoras.
A título de curiosidade, no top 10 de Programas, Séries e Filmes em Portugal, só aparecem duas séries de guião: Baby Reindeer em 7.º e Griselda na última posição.