The Curse – 01×01 – Land of Enchantment
| 14 Nov, 2023
8.35

Publicidade

The Curse é a mais recente criação de Nathan Fielder (The Rehearsal), em conjunto com Benny Safdie (Uncut Gems). A série, que estreou no dia 10 de novembro nos EUA, é uma sátira e o primeiro episódio (de dez) é uma hora de televisão dolorosamente desconfortável.

The Curse acompanha Asher (Fielder) e Whitney (Emma Stone), um casal que se muda para Española, uma comunidade no Novo México constituída maioritariamente por latino-americanos e descendentes de indígenas. Os recém-casados têm em vista não só começar a construir a sua vida conjunta aí, mas também melhorar toda a comunidade, num processo que será documentado pela Home & Garden Television. O primeiro episódio de The Curse acompanha, então, as filmagens do piloto do programa que irá espalhar a palavra sobre as casas sustentáveis de Whitney, que irão substituir as casas velhas de Española.

O título da série, que pode ser traduzido como A Maldição, faz alusão a um momento, durante as gravações do programa para a HGTV, em que Asher dá cem dólares a uma rapariga que vende refrigerantes na rua porque o realizador, interpretado por Safdie, achou que o gesto ficaria bem em câmara. No entanto, captadas as imagens necessárias, Asher pede a doação de volta, garantindo que pagará vinte dólares pelos refrigerantes assim que conseguir trocar os cem dólares por notas mais pequenas. Indignada, a rapariga amaldiçoa-o. O que esta maldição implica teremos de esperar para ver, mas a verdade é que não seria preciso nenhuma maldição para tudo começar a correr mal na vida destas personagens. Asher e Whitney são a personificação do chamado “complexo do salvador branco” e estão desesperados por serem vistos como boas pessoas, ao mesmo tempo que gentrificam uma comunidade de minorias com pouco poder económico e exploram a sua miséria no seu reality show. Tudo o que fazem e dizem faz-nos contorcer no nosso assento e isso diz muito sobre as incríveis interpretações dos protagonistas. Nas mãos de Fielder e Stone, estas personagens ridículas, que podiam facilmente cair no caricato, parecem assustadoramente reais.

A série marca pela diferença, não se parecendo com mais nada que esteja a passar nos nossos pequenos ecrãs. Se estás à procura de uma sátira inteligente, bem realizada e interpretada, que aborda temas como a artificialidade dos reality shows, a gentrificação, o casamento e muito mais, dá uma hipótese a The Curse! Mas prepara-te para um serão de desconforto e demasiadas piadas sobre micropénis.

Em Portugal, The Curse deverá estrear no início de 2024 na SkyShowtime.

8.35
9
Interpretação
8
Argumento
8.5
Realização
7
Banda Sonora

Publicidade

Populares

estreias calendário posters grid dezembro

virgin river

Recomendamos