Morreu o ator Alan Arkin, aos 89 anos. A notícia foi avançada na passada sexta-feira, dia 30.
A carreira televisiva de Arkin, que começou em 1964 com um pequeno papel na série East Side/West Side, ficou marcada mais recentemente pela sua interpretação de Norman Newlander em The Kominsky Method, da Netflix, que lhe valeu duas nomeações para o Emmy de Melhor Ator Secundário em Comédia.
Em televisão, podemos ainda destacar o seu papel como Juiz Joe Rifkind na série 100 Centre Street, do conceituado realizador Sidney Lumet, e os episódios de Bojack Horseman, onde deu voz ao escritor J.D. Salinger. Contudo, foi sobretudo no grande ecrã que o ator construiu a sua carreira. Na década de 1960, recebe a primeira de quatro nomeações para os Óscares com o filme The Russians Are Coming the Russians Are Coming (1966). Arkin acabaria por receber a estatueta de Melhor Ator Secundário em 2007, pela comédia dramática Little Miss Sunshine (Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos). Pelo meio, entrou em filmes como Edward Scissorhands (1990), Glengarry Glen Ross (1992), Marley & Me (2008) e Argo (2012), valendo-lhe este último um prémio do Sindicato dos Atores de Hollywood e uma derradeira nomeação ao Óscar.
Em comunicado, os três filhos do ator lembraram o pai como “uma força da natureza com um talento único, quer como artista quer como homem”. Foram várias as homenagens ao ator nas redes sociais, nomeadamente de colegas da indústria.